O que você considera importante para que um relacionamento seja satisfatório?

De acordo com o dicionário Aurélio satisfazer significa “agradar, contentar; corresponder ao que se deseja” e satisfeito significa “saciado, contente”.

O problema é que, muitas vezes, a pessoa não sabe ao certo o que deseja em uma relação amorosa. Não procura saber o que é fundamental existir, o que pode lhe causar dor e sofrimento, o que precisa para se sentir realizada e feliz.

Assim, fica-se apenas com a satisfação pelo fato de se ter uma relação. É como se ter uma relação amorosa já bastasse por si só. O problema é que com o tempo essa falta de autocuidado tende a cobrar seu preço, pois as características da relação vão surgir.

Detectar isso, envolve autoconhecimento e estar em contato com nossas necessidades atuais (que podem mudar ao longo de nossa vida).

Afinal, você sabe o que é importante ter e não ter em uma relação amorosa para você? O que realmente importa para você?

Por exemplo, a satisfação pode estar relacionada à vários aspectos:

depositphotos_38298919-stock-photo-excited-young-nerd-couple-in

Afinidades de ideias e comportamentos entre os companheiros da relação – se esse for um aspecto muito importante para você, encontrar alguém com muita discrepância em relação à ideias, valores, planos futuros pode gerar uma vontade quase irresistível de convencer ou mudar a opinião do outro. Isso costuma cobrar um preço alto que é estresse ou irritação.

Ventajas_de_estar_en_pareja_joya_life

Satisfação em relação à atração física- tomar consciência de que sentir desejo e atração, achá-lo bonito e atraente é algo importante para você, fará que se conecte mais com as sensações do seu corpo e com o nível de interesse no momento em que estiver com seu parceiro.

Satisfação com relação ao envolvimento emocional existente no relacionamento – isso envolve, por exemplo, o nível de aceitação e empatia e a conexão emocional existente na relação.

In love couple cheering with glasses at home

Satisfação com o tempo disponível para o relacionamento- se passar tempo de qualidade é algo importante para você, alguns perfis já farão com que, provavelmente, haja maior chance de insatisfação na relação (à longo prazo). Por exemplo, se o envolvimento amoroso for com uma pessoa “viciada em trabalho”, provavelmente acarretará uma sensação de estar em segundo plano.

 

Agora é perfeitamente possível que mais de um desses fatores seja importante para você e nesse momento é preciso avaliar o que está disposta a “abrir mão” ou ceder um pouco mais.

Por exemplo, se uma pessoa prioriza a afinidade de ideias e a atração física e o parceiro não tiver o segundo atributo, algumas atitudes podem contribuir:

  • Você pode explorar outras sensações físicas com a pessoa (como o toque, o cheiro, e perceber as sensações que isso gerará);
  • Você pode inovar e criar momentos de intimidade prazerosa (não precisa se restringir ao sexo);
  • Você pode se perceber atraída por outros aspectos, como o intelectual, por exemplo;
  • Você pode, com isso, perceber que o aspecto físico nem é tão importante como imaginava.

 

Ou, ao se perceber na relação, você pode sim, se dar conta que pelo menos, nessa relação, é inegociável o aspecto físico.

O importante é pensar sobre seu estado atual e ter algo como parâmetro para ajudá-la nessa avaliação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s