Qual será seu Estilo de Amor?

O primeiro grande estudo sobre os estilos de amar foi realizado nos anos 70, pelo sociólogo e professor da Universidade de Toronto, John Alan Lee. Está baseada na concepção de que o amor é aprendido e que os estilos de amor refletem a diversidade humana nas maneiras de amar.

coracoes-coloridos

Ele definiu uma “roda de cor” e estipulou três estilos de amor primário (como as cores primárias que são três):

  • Eros (amor romântico e apaixonado) – normalmente se inicia com atração física. Demonstra conhecer o parceiro de forma rápida e intensa e consegue demonstrar afeto por meio do contato e da fala.
  • Ludus (amor sedutor) – voltado para o prazer, busca o jogo da sedução como principal objetivo em lugar do compromisso exclusivo, tendendo a ter vários parceiros(as) simultaneamente.
  • Estorge (amor companheiro) – o amor surge a partir de uma longa amizade e a confiança e cumplicidade vai ocorrendo com o tempo.

 

Para Lee existem várias formas de amor que combinam essas diferentes cores. O autor apresenta seis tipos, chamados de estilos secundários:

dependencia

  • Mania (Ludus + Eros)- é um amor possessivo e dependente. A pessoa necessita da atenção do(a) parceiro(a) e busca chamar sua atenção para sentir-se valorizada(o).

jovem-mulher-e-o-homem-vão-trekking-junto-fundo-da-natureza-64902171

  • Pragma (Ludus+Estorge) – é um tipo de amor mais lógico, aonde a compatibilidade e os interesses em comum são mais valorizados. Há uma tendência em analisar o(a) pretendente para saber se atenderá as expectativas.

logo_agape

 

  • Ágape (Eros+Estorge)- trata-se de um amor altruísta e desinteressado. Interessa-se mais pelo bem e felicidade do outro, mesmo que implique em deixar a outra pessoa ser feliz sem ela(e).

giphy.gif

  • Predomínio Estorge (Etorge + Eros) – As pessoas que se enquadram neste tipo enfatizam mais os sentimentos de carinho e cuidado do que a intimidade sexual.

casais-com-amigos.jpg

  • Predomínio Ludus (Ludus + Eros)- Este estilo é concebido como uma experiência interessante e divertida. Essas pessoas são caracterizadas pela facilidade em conhecer outras pessoas e pelo interesse em experimentar os diferentes tipos de relacionamentos, sem apresentar, contudo, grandes emoções em seus relacionamentos.

casal-assistindo-filme.jpg

  • Predomínio Storge (Storge + Ludus)- O foco do relacionamento está em um convívio prazeroso, no qual as emoções são expressas de forma discreta. Para essas pessoas, o convívio ocorre quando é conveniente para ambas as partes, não havendo grandes alterações da rotina cotidiana em função do parceiro.

 

 

 

O autor afirma que o estilo de amor pode modificar-se de acordo com as vivências e transformações que cada um de nós tem, mas ressalta a importância de conhecer seu estilo atual por três principais motivos:

  • Autoconhecimento
  • Reconhecer o estilo de amor do parceiro
  • Procurar um parceiro com um estilo de amor mais adequado ao seu

 

 

Fonte: artigo: Theories About Love In The Field Of Social Psychology

giphy.gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s